Dra Mylena Caroso Melhem – Medicina e Saúde Mental

ft m






Quem é Mylena Melhem?

Sou Mylena, mulher, brasileira, baiana, mãe de dog, LGBT, (flex)vegetariana, médica, dentre outras tantas facetas. 
Nesses mais de 10 anos de carreira, me mantive trabalhando com o que fazia sentido pra mim dentro da medicina. Fiz residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC), especialidade ampla que forma clínicos qualificados, com competências diversas para acompanhar pessoas, famílias e comunidades em seu processo de saúde ao longo da vida, em qualquer idade. Atuei na assistência à saúde pública, no ensino em serviço (preceptoria) e no ensino da graduação em Medicina. 
Venho procurando integrar à medicina convencional alguns outros saberes e práticas que, articulados, têm ampliado minha visão sobre mim, sobre a vida, e as possibilidades de auxiliar os pacientes em sua trajetória de busca por saúde. Ingressei em formações de Ayurveda, Reiki, Cannabis medicinal, dentre outras. 
Mudei-me por 2 anos para Portugal, onde revalidei o diploma de Medicina na Universidade do Porto e iniciei uma formação transformadora em Psicoterapia Somática no CPSB Lisboa. A psicoterapia há muito me chamava, por minha história pessoal e pelos pacientes que encontro. De volta ao Brasil, mantenho a segunda fase da formação em Psicoterapia Somática em curso, além dos atendimentos médicos para Portugal e Brasil. 
Iniciei esse consultório particular online para poder atender com mais autonomia, com o tempo e o cuidado que considero importantes. Além de consultas, tenho realizado parcerias com outros profissionais para promover grupos, oficinas e outros formatos interessantes.
Tenho encontrado muita gente que se afina com a medicina que ofereço e criamos juntos caminhos de cuidado que me trazem muita realização. Fico muito feliz em acompanhar as pessoas em suas jornadas. 
E o que faço como Médica de Família? 
Um dos princípios chave da MFC é a relação médico-pessoa, considerada fundamental não só como princípio ético, mas como ponto central para se obter bons resultados de saúde. 
Para nós, em cada consulta deve haver o diálogo entre a pessoa, maior especialista em si mesma, e a médica, especialista em medicina. 
E aí se faz a comunicação: troca de perspectivas, entendimento sobre a saúde, a doença, decisões conjuntas sobre diagnósticos, tratamentos. 
Para além de tratamento medicamentoso, traço com meus pacientes um Plano de Cuidados personalizado.
E quais tipos de problema de saúde eu atendo? 
Não há situação de saúde que esteja fora do escopo da MFC. Somos treinados para sermos especialistas em gente. E entendemos que a saúde física e mental é uma só. Curiosamente, nos últimos anos, tenho atendido muito mais pessoas que trazem queixas da ordem “emocional” ou “mental”. 
Assim, tenho aprofundado no estudo da Psicoterapia Somática e ingressei também na pós-graduação de Psiquiatria. 
Busco me dedicar a estudar e praticar não só o que há de melhor na medicina técnica, porém, lembro sempre da máxima de Jung, que diz:
“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”
Desse modo, busco conhecer cada pessoa que acompanho e respeitar sua autonomia, seus tempos, suas decisões, seu processo. Continuo me atualizando e aplicando os conhecimentos da medicina convencional e prescrevo medicamentos de acordo com a Medicina Baseada em Evidências, mas caminho com a pessoa também na busca por integração, reparação e equilíbrio.  Ou seja, ao longo do acompanhamento, auxilio a pessoa a olhar para aqueles sintomas através dos quais o corpo está enviando diversas mensagens, a acolher e compreender seus mecanismos e padrões de desequilíbrio. Assim, podemos olhar para as raízes dos seus problemas e pensarmos juntos novas rotas com vistas a saúde e bem estar. 
Isso também tem a ver com minha dissertação de mestrado, que foi sobre práticas integrativas e desmedicalização da vida. 
Finalizo dizendo que, cada pessoa que acompanho, é um mundo interior e exterior. Desejo continuar nesses encontros, como facilitadora desse processo único e pessoal de busca por saúde.
Eis um pouquinho de mim, bem vind@s!